Entrevista: Denis Renó


O jornalista e publicitário formado pela UNIVAP – Universidade do Vale do Paraíba e autor do blog Ojosenelmundo.blogspot.com, Denis Porto Renó, 35, que se especializou em novas tecnologias, em entrevista para o Virando Jornalista (VJ), fala um pouco sobre sua formação publicitária e jornalística, e também sobre o impacto causado pela tecnologia na comunicação de hoje.
Denis formou-se em Publicidade e Propaganda em 1999 e decidiu fazer Jornalismo após ter trabalhado em uma grande agência publicitária e percebido que seu “negócio era jornalismo”, formando-se na aérea em 2003.


VJ - Quando e como você percebeu estar Virando Jornalista?
Denis - Quando descobri que as coisas erradas me incomodavam e que meus princípios éticos eram persistentes em minhas atitudes.


VJ - Lecionando Novas Tecnologias você consegue aproveitar bem as suas formações em jornalismo e publicidade por causa da abrangência do assunto. Mas, em qual momento o Denis se faz jornalista, e publicitário?
Denis - Faço-me sempre jornalista, mesmo quando o assunto é mercado. Os jornalistas sentem-se incomodados com o fato da comunicação ser um negócio. Mas ele é, e precisamos encarar isso de frente. Apenas não podemos deixar os lucros intervirem nas verdades e na ética jornalística. Nunca.



NOVAS TECNOLOGIAS


VJ - Fala-se muito sobre a liberdade que os meios disponíveis hoje proporcionam ao jornalista no momento de comunicar e se expressar. Como deve ser visto este benefício para os profissionais da comunicação?
Denis - Como uma alforria (liberdade). Posso escrever o que eu quiser, mesmo sem me identificar, e fazer jus à minha missão de jornalista. Muitas vezes, a empresa de comunicação impede que isso ocorra, mas com as novas tecnologias isso passa a ser compensado. Claro que a TV Globo ou a Revista Veja falam com um público muito maior. Mas se você falar a verdade para duas pessoas, isso já é um passo para a mudança.



VJ - Com o acesso irrestrito na criação de blogs e websites, todos passaram a ter o poder de comunicar e supostamente informar. Como fica esta situação na valorização do verdadeiro profissional, aquele que passou anos estudando para realizar este trabalho?
Denis - Os leitores acabam selecionando. Ninguém acredita nas besteiras do Kibeloco, mas todos aceitam as “verdades” do Blog do Noblat. A abertura de veículos de comunicação da forma tradicional e restrita não garante a verdade. Aliás, ela tem somente proporcionado a manipulação da verdade.


VJ - Milhões de brasileiros desconhecem a tecnologia que terá a Tv Digital disponível no Brasil até o final do ano. Qual será o impacto que essa tecnologia causará sobre a população e sobre o modo de informar?
Denis - A população se acostumará com o tempo, assim como ocorreu com o impresso (quando Gutenberg inventou a prensa, as pessoas eram, em sua maioria, analfabetas), com o cinema, o rádio, a televisão e o computador. É só uma questão de tempo.
Já a forma de fazer notícia sofrerá uma mudança enorme, e os que não se atualizarem terão de conviver com as consequências, como ocorreu na chegada dos computadores às redações. Quem não absorveu as mudanças perdeu lugar no mercado.


Defina em poucas palavras:

- Tv Digital: Conversa com a informação
- Orkut: Diversão que causa confusão
- O uso do mp3 como gravador de voz: Um grande passo
- Blog: Uma carta de alforria
- Google: Um grande amigo
- You Tube: Televisão popular
- Programas de compartilhamento de arquivos: Democracia do conhecimento

Comentários

Parece estranho fazer o primeiro comentário sobre a entrevista comigo, mas eu entrei e achei interessante. Então, democraticamente, resolvi deixar minha impressão. Matheus, sua iniciativa com o blog é de se admirar, e mostra que seu brilho jornalístico está aí, sendo lapidado. Obrigado por me deixar participar dessa lapidação. Abraço.
Anônimo disse…
Meu Deussssssssss!!! Que blog mais chique é esse??? ehehehheeh.. Tinha que ser do Sammynho!!!!
Ai kirido, amei tudo do seu blog, até o Denis andou por aqui..PARABÉNSSSSSSSSS!!!!!!
Muita sorte pra vc..
bjus!!!!
Anônimo disse…
Parabéns pela iniciativa, parabéns pela entrevista, seguindo comentário do entrevistado, vc está sendo lapidado e ele contribuindo para esse crescimento! Parabéns....
Bjaooo
Anônimo disse…
Amiable brief and this post helped me alot in my college assignement. Thank you for your information.